Viajando pelo nosso belo Rio Grande do Sul, em março de 2010 passei pela cidade de Rio Pardo. O município, um dos mais antigos do estado, guarda uma rica história do RS, com seus prédios e monumentos que nos fazem voltar no tempo.

Na oportunidade, fotografei a Rua da Ladeira (hoje Rua Júlio de Castilhos). Foi a primeira rua calçada do Rio Grande do Sul. Construída em 1813, ligava o Forte Jesus, Maria, José ao centro da cidade.

Rua da Ladeira

Rio Pardo possui pouco mais 37 mil habitantes, e no passado, deu origem a mais de 200 municípios do estado. Outrora, vasculhando na Internet, achei um mapa do Rio Grande do Sul, com data de 1809, onde mostra o município ocupando mais da metade da área do RS. Vejam que Caçapava já aparecia no mapa, considerado um vilarejo de Rio Pardo. A fonte do mapa é do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul – IHGRGS (www.ihgrgs.org.br).

Mapa antigo RS

Uma foto curiosa, retirada do site http://historiadabm.blogspot.com, mostra soldados da Brigada Militar, no ano de 1930, montados em bois…. Fotos como estas ficam na história, e nada pode apagar a trajetória dos cidadãos deste maravilhoso estado do Rio Grande do Sul.

Rio Pardo