Manoel Delfino de Melo foi um ilustre personagem de Santana da Boa Vista. No último dia 25 de novembro, foi celebrado os 145 anos de seu aniversário de nascimento. Nascido no ano de 1871, veio a falecer no dia 03 de fevereiro de 1948, aos 76 anos de idade.
Sua passagem foi marcante na comunidade, onde atuou como Sub-Prefeito, Sub-Delegado e Juiz de Paz, também fez parte da Loja Maçônica, fundada por Cel. Coriolano Castro. Casado com Adelina Emília de Melo, tiveram 12 filhos, sendo 9 mulheres e 3 homens, infelizmente todos já falecidos.
Manoel Delfino também foi uma das lideranças do Partido Republicano em Santana da Boa Vista. No Livro “Comandos e Cruzadas” de José Francisco Teixeira, o autor retrata uma passagem sobre confrontos entre Borgistas (Republicanos) e Maragatos. Recomendamos a leitura da obra, onde temos um post exclusivo clicando aqui.
A foto foi feita quando Manoel Delfino tinha 20 anos de idade. Ou seja, trata-se de um belo registro do século 19. Na foto podemos reparar o pé direito descalço, em virtude de um acidente com arma de fogo.
Manoel Delfino de Melo

Manoel Delfino de Melo
(clique para ampliar)